Onde estamos

Onde estamos
Marigot Bay - St. Lucia

2a. Perna

Iate Clube de Santos - Pura Vida e Abema

Entrada do Parque Estadual de Ilhabela

Thiago na floresta

Famosa escuna Atrevida - impecável
Queridos amigos,


Chegamos ao Iate Clube de Santos no dia 7, segunda feira. Permanecemos até o dia 10, quinta feira. A recepção no ICS, como sempre, foi impecável, com direito a todas as mordomias (toalhas e sabonete no banheiro, por exemplo). Aqui conhecemos um casal muito simpático, Jens (alemão) e Blanca (peruana) do veleiro Abema, que estão no mar há 15 anos.
Partimos rumo à Ilhabela bem cedinho (5:00 hs). Novamente temos vento fraco e na cara (vamos no motor). Chegamos em torno das 15:00 hs. A permanência no Iate Clube de Ilhabela é em poitas e o local não é muito abrigado (balança bastante). Ficamos em Ilhabela até o dia 12, sábado quando rumamos para a ilha Anchieta, também conhecida como ilha dos porcos. Em Ilhabela fizemos uma visita ao parque estadual.
A ilha Anchieta se localiza no município de Ubatuba, ficando pertinho do Saco da Ribeira. Tem excelente abrigo e uma bica de água muito boa. Junto com o veleiro Abema passamos dois dias maravilhosos. No dia 14 rumamos à ilha das Couves, distante apenas 14 milhas. Com a previsão da entrada da frente fria fomos inicialmente nos abastecer na vila de Picinguaba (bem pertinho). A vila não tinha nada, mas nos sugeriram aguardar a frente (ventos SW) em uma poita segura, o que fizemos. Não foram dois dias muito bons. Estávamos seguros, contudo extremamente desconfortáveis. Os objetos soltos no barco chegavam a cair com balanço. Choveu copiosamente os dois dias. Passamos o dia do aniversário do Thiago a bordo sem pisar em terra. Fizemos uma festinha singela para ele com direito a bolo e vela, mas como convivas somente papai e mamãe.
No dia 16, quarta feira, resolvemos ir embora de qualquer maneira. O vento sul da frente tinha sido substituído por uma forte lestada força 5 a 6 e ondas de até 2 m. A ida para Paraty (nosso objetivo) ficou impraticável e retornamos ao Saco da Ribeira para abastecimento de água, mantimentos e combustível. Foi um percurso excelente, somente com a genoa aberta, mantendo o motor apenas para a energia do piloto automático (estamos com as baterias no fim da vida), fazendo de 7,5 a 8 nós.



Um comentário:

ATILA BOHM disse...

Muito obrigado pelo elogio quanto ao cuidado que temos com o Atrevida este ano completou 85 anos de mar. Bela foto. Atila skipper do Atrevida
atilabohm@hotmail.com