Onde estamos

Onde estamos
Marigot Bay - St. Lucia

3a. Perna

Fundeadouro na Ilha da Cotia (Paraty)

Vista do Saco de Mamanguá (Paraty)

Veleiro Paraty II evoluindo no Saco de Mamanguá

Enseada de Jurumirim (Paraty)

Marina do Engenho (do Amyr Klink)

Queridos amigos,

Após uma estadia tranquila de 3 dias no Saco da Ribeira, saímos a tardinha para a ilha Anchieta onde pernoitamos. Bem cedinho do dia 19 de abril partimos direto para Paraty. O vento era leste bem fraquinho acompanhado de uma chuvinha fina e persistente, o que permitiu apenas alguns momentos de vela. O percurso da ilha Anchieta até nosso fundeadouro na ilha da Cotia foi de 51 milhas, com direito a passagem pela famosa ponta da Juatinga. A ilha da Cotia se localiza na enseada de Parati-Mirim e tem um fundeadouro super abrigado em sua face norte. Como era feriadão (21 de abril) tinha a mixaria de 26 barcos pernoitando no primeiro dia em que lá estivemos. Nas imediações têm diversas opções de passeio, sendo uma das mais interessantes o Saco de Mamanguá.
O saco se assemelha a um fiorde, tendo 4,3 milhas de comprimento com uma largura média de 0,7 milhas, todo margeado por altas montanhas. Lá, tivemos o prazer de cruzar com o Paraty II do Amyr Klink.
No dia 21 seguimos para a cidade de Paraty onde ficamos na Marina do Engenho, justamente de propriedade do Amyr. Lá passamos apenas um dia e meio para visitarmos a cidade de Paraty. Na madrugada do dia 23 partimos para Angra dos Reis. Chegamos à Marina Bracuhy em torno das 10 horas, onde já éramos aguardados por amigos e onde, conforme planejado, passaremos um tempo maior. Além de servir de ponto de partida para os inúmeros passeios (obrigatórios) na baía da Ilha Grande, temos que fazer os diversos pequenos reparos e manutenções as quais foram totalmente impossíveis de serem feitas antes da partida.
A baía da Ilha Grande, onde se localizam as cidades de Paraty e Angra dos Reis, tem 1 ilha para cada dia do ano (diz a lenda, eu não contei). A mais importante é a Ilha Grande, que apresenta diversas enseadas e sacos com excelente abrigo, bem como diversas trilhas para passeios. Outra ilha, também grande, é a Ilha da Gipóia, contudo as de maior interesse aos adeptos do show-business são as ilhas das personalidades tais como Luciano Huck, Ivo Pitangui, Ilha de Caras, entre outras.
Apenas no dia 2 de maio (sexta) deixamos a marina para um passeio à Ilha Grande. Estávamos com visitas a bordo (a mãe, os irmãos e a sobrinha da Doriane). Chovia copiosamente. Pernoitamos no Saco do Céu na Ilha Grande. Um abrigo incrível. Amanheceu sábado um dia maravilhoso de sol. Após o café, levantamos ferro e fizemos uma velejada muito gostosa contornando a face norte da ilha até a enseada do Sítio Forte onde tomamos banho de mar e assamos um churrasco.

2 comentários:

Unknown disse...

que moderno esse negócio de blog,deve ter sido a doriane que fez!

Cláudia disse...

Com certeza, só pode ter sido a Doriane que fez esse blog, como disse o Ricardo!!!! Minha querida, estou esperando vc me escrever para contar as suas impressões sobre essa maravilhosa aventura. Aproveitem cada vez mais. Beijos e bons ventos...